Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020
8 abraços
0 compartilhamentos

Inauguração das obras de melhorias no Centro de Tratamento Intensivo/CTI, 5º andar do Hospital Universitário de Santa Maria/HUSM.

Na foto (ao centro) Paulo Jorge Sarkis, Tania Dubou Hansel, Elaine Resener e Arnaldo Teixeira Rodrigues.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1998 025.007
5 abraços
0 compartilhamentos

Inauguração das obras de melhorias no Centro de Tratamento Intensivo/CTI, 5º andar do Hospital Universitário de Santa Maria/HUSM.

Na foto: Elaine Resener e Antero Scherer.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1998 025.006
4 abraços
1 compartilhamento

Inaugurado o painel O corpo Humano, do artista plástico Juan Torres Amoretti. A obra tem 540m², numa extensão de 140m, é formada por 234 peças de concreto, que compõem três grandes painéis na fachada do Hospital Universitário de Santa Maria.

Segundo o artista, entre a apresentação da proposta, a aprovação do projeto pelo hospital e a execução da obra, foram cerca de 9 meses.

"O HUSM é o único hospital no Brasil que tem um mural na fachada. A obra foi à pedido do Dr Antero Scherer. Deu um trabalho enorme, mas foi muito gratificante. As peças foram todas feitas com cimento e areia. Moldei com a pá de pedreiro para dar forma e volume. Para que cada uma ficasse no local exato, desenhei toda fachada do hospital com giz " recorda Amoretti.

Para transportar as peças da oficina - criada nos fundos do hospital - até a frente, foi preciso fragmentá-las, devido ao peso. Cada pedaço ficou com cerca de 40 cm para que um homem pudesse carrega-las. Enquanto isso, a fachada era perfurada para fixação de pinos que iriam dar sustentação as peças.

Na foto: Juan Amoretti (camiseta branca) e o aluno Marcelo Barcellos e um dos pedreiro do hospital.

Enviado por: Arquivo Pessoal de Juan Amoretti
5 abraços
0 compartilhamentos

Foto atual da obra o Corpo Humano.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

O Grupo de Estudos de Lesões de Pele (GELP) atua no HUSM desde 1998. A data exata da criação ainda não foi identificada.

O GELP é um grupo de estudo, pesquisa e de apoio técnico, de referência em ações de avaliação e condutas relacionadas à prevenção e ao tratamento de lesões de pele. É formado por uma equipe multiprofissional com representantes de diversas unidades e tem como objetivo: participar e assessorar estudos e pesquisas relacionados a lesão de pele; estabelecer estratégias junto a Serviço de Segurança do Paciente; auxiliar na Educação Permanente em Saúde para educação em serviço dos profissionais de saúde; acompanhar e emitir parecer técnico de produtos e equipamento disponíveis em teste na instituição; elaboração de protocolos relacionados a prevenção e tratamento de lesões de pele. 

Na foto: Comemoração dos 20 anos do GELP, em 2018, no Auditório Gulerpe. (da esquerda para a direita, em pé): Jocelaine Cardoso Gracioli , Isabela Lencina Rodrigues, Patricia Ribeiro Fernandes, Rita Domanski, Marinez Diniz Ceron, Arlete Rigon, Salete de Jesus Souza Rizzatti ,Vânia Durgante, Mirta Verffel, Adélia Luermann, Arlete Timm, Macilene Regina Pauletto. )da esquerda para a direita abaixados) : Giovana dos Santos Lopes, Viviane Bohrer Berni, Anahlú Peserico, Adriana Franco Rechico , Susan Bublitz e Jonatas Morelatto.

Enviado por: Divisão de Enfermagem
Ano anterior Próximo ano