Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020
12 abraços
0 compartilhamentos

Trecho extraído do Relatório de Gestão da Universidade Federal de Santa Maria sobre a finalização da obra no anfiteatro (Futuro Auditório Gulerpe) do prédio do então Hospital Psiquiátrico .

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM
7 abraços
1 compartilhamento

XVI Congresso Brasileiro de Angiologia é realizado no anfiteatro do então Hospital Universitário (em obras), no Campus da UFSM. Espaço esse que, dois anos depois, irá receber o nome de Sala Gulerpe.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado.UFSM 1969 219.001
9 abraços
2 compartilhamentos

I Encontro de Professores Otorrinolaringologistas do Instituto da Fala, no prédio em obras para o Hospital Universitário, no Campus.

Na foto, o médico Reinaldo Fernando Cóser, diretor do Instituto da Fala, desde sua criação, em 1962.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1969 082.001
8 abraços
1 compartilhamento

3ª Jornada de Educadores de Deficientes da Audição e da Fala, realizada em 1969, na Universidade Federal de Santa Maria. Na foto: Participantes posaram para foto na laje, em construção, do Hospital Universitário de Santa Maria.

OBS: A data exata da jornada não foi identificada. Quem tiver documentos que informe dia e mês, favor envia para comunicacao.husm@ebserh.gov.br.

Enviado por: Arquivo pessoal de Virgínia Cóser
8 abraços
1 compartilhamento

Enfermeira Ione da Rocha Lobato é encarregada pelo Reitor Mariano da Rocha a implantar as primeiras unidades de internação do novo hospital.

"Com vistas ao aperfeiçoamento e ao futuro funcionamento do Hospital Universitário Setor Centro (HUSC) - como era chamado na época de sua criação, em 1969 - o Reitor Dr. Mariano da Rocha Filho incumbiu a enfermeira Ione Rocha Lobato (após a realização do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da Faculdade de Higiene e Saúde Pública, na cidade de São Paulo – 1º enfermeira com especialização da UFSM), o planejamento e a implantação das primeiras unidades de internação no HUSC, juntamente com o economista Waldir Pires da Rosa (após realização de Especialização em Contabilidade e Custos Hospitalares na Faculdade de Higiene e Saúde Pública – SP), que assumiram os cargos de diretores da Divisão dos Serviços Técnicos (D.S.T.) e da Divisão Administrativa (D.A.), respectivamente.

A D.A. era composta das seguintes seções: Secretaria, Contabilidade, Orçamento e Tesouraria, Material e Patrimônio, Manutenção, Conservação e Reparos, Lavanderia, Rouparia e Costura, Zeladoria, Portaria, Comunicação e Limpeza. Já a D.S.T. se constituía em Serviço de Enfermagem, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Serviço de Nutrição e Dietética, Serviço de Farmácia, Serviço Social Médico e Serviço de Psicologia do Trabalho. Conforme as exigências legais dessa época, foi requerido aos órgãos públicos de registro e fiscalização a efetivação do registro do Hospital Universitário Setor Centro.

A Enfermagem do Hospital Universitário Setor Centro (HUSC) Com o funcionamento dos ambulatórios da UFSM no HCAA, a enfermagem do HUSC começou a definir-se e a organizar-se. Para suprir a necessidade de coordenação do Grupo de Enfermagem, foi nomeada chefe geral dos ambulatórios a Enfermeira Maria Ione Rocha Lobato.

(...) A equipe de enfermagem era subordinada a Escola de Medicina e lotada no Departamento de Clínica Médica, cujo chefe era um médico docente. Com a proximidade da inauguração do HUSC, tornou-se necessário estruturar e organizar vários serviços do novo hospital. O primeiro serviço a iniciar suas atividades foi o de enfermagem. No dia 02 de janeiro de 1970, a enfermeira Enilda C. Moreira foi removida do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina para o HUSC, vindo a ser Chefe do Serviço de Enfermagem. Os demais serviços da Divisão Técnica foram sendo estruturados gradativamente. O hospital iniciou com 30 leitos, sendo o quadro de pessoal do Serviço de Enfermagem formado por oito enfermeiras e vinte e um auxiliares de enfermagem, na época da inauguração do HUSC, os demais leitos foram abertos gradativamente até aproximadamente 165 leitos no total. É interessante registrar que algumas enfermeiras, tais como, a enfermeira Marlow Fernandes, foram contratadas para ajudar organizar o serviço de enfermagem, porém admitidas em desvio de função, ou seja, no cargo de auxiliar de pedreiro, uma vez que no quadro de pessoal da UFSM, desse período, não existia vaga para enfermeiros. Elas permaneceram nessa situação por aproximadamente três anos."

Fonte: https://docs.bvsalud.org/biblioref/bdenf/2010/bde-25600/bde-25600-128.pdf Resgatando Fragmentos da História da Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria – RS/BRASIL. Suzinara Beatriz Soares de Lima; Adelina Giacomelli Prochnow; Anamarta Sbeghen Cervo; Janete Maria Denardin; Janete de Souza Urbanetto; Maria Luiza Cioccari do Carmo; Tânia Dubou Hansel; Tânia Solange B. S. Magnago; Vania Marta Pradebon.

OBS: A data exata do fato ainda não foi localizada em documentos oficiais da UFSM. Por isso, usamos a data provisória acima.

Enviado por: Arquivo Pessoal de Suzinara Lima
10 abraços
0 compartilhamentos

3ª Jornada de Educadores de Deficientes da Audição e da Fala, realizada em 1969, no anfiteatro do futuro Hospital Universitário..

OBS: A data exata da jornada não foi identificada. Quem tiver documentos que informe dia e mês, favor envia para comunicacao.husm@ebserh.gov.br.

Enviado por: Arquivo Pessoal de Virgínia Coser
Ano anterior Próximo ano