Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020

Documentos amarelados pelo tempo, rostos que já não transitam mais pelas dependências do hospital, fotos feitas ainda em negativos, recordações e depoimentos que não foram registrados em nenhum outro local. O Álbum de Memórias do Hospital Universitário de Santa Maria é uma construção coletiva, que está sendo organizada pela Unidade de Comunicação do HUSM e pelo Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação.

Acreditamos que conhecer o passado nos ajuda a construir bases sólidas para o futuro. Ao longo desses 51 anos, o Hospital Universitário passou não só por mudanças de nomenclatura, mas por uma série de desafios, conquistas e superações. Ao compilar fragmentos dessas memórias, queremos valorizar os protagonistas dessa história. Foram eles – trabalhadores e gestores – quem, ao longo desses 18.615 dias, transformaram o HUSM no maior hospital público do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

O Álbum de Memórias foi uma proposta da Unidade de Comunicação que, ao longo de seis meses, reuniu relatórios de gestão, digitalizou fotos impressas, entrevistou funcionários, selecionou no site institucional as notícias mais relevantes, solicitou ao Departamento de Arquivo Geral da Universidade de Santa Maria parte dos seus registros, instigou gestores e trabalhadores a compartilharem suas recordações. Tudo com um único objetivo: preservar o patrimônio histórico dessa instituição.

O material compartilhado a partir da data de hoje, 1º de julho de 2021, é resultado de um trabalho conjunto que conta com a colaboração de todos aqueles que transitaram pelos leitos, sala cirúrgicas, maternidades, cozinha, lavanderia, manutenção, portaria, administração, corredores, desde o começo desse hospital.

Essa linha do tempo - disponibilizada na data em que o hospital completa 39 anos da transferência do antigo endereço, na Rua Floriano Peixoto, para o Campus - é só o começo de um trabalho para o qual todos os profissionais, que aqui estão ou por aqui passaram, estão sendo convidados a contribuir. Se você tem, guardados em casa, fotos antigas e documentos de momentos importantes do hospital universitário; se conhece parte da história que não foi contemplada aqui, envie para assessoria.husm@ebserh.gov.br. Seja você também autor do livro da vida do Hospital Universitário de Santa Maria.